segunda-feira, 28 de março de 2011

O País é dos Políticos

Antes de tudo quero também dizer que frequento o curso de Línguas e Humanidades e tenho Latim e Literatura Portuguesa (isto foi só para me armar um bocadinho), ou seja, todos os elementos deste grupo são pessoas muito cultas (excepto eu) e pessoas “fartas” de ler e escrever.
            Parece que na passada quarta feira, José Sócrates pediu a sua demissão, aviso que já tinha feito caso os partidos da oposição não aceitassem as medidas do PEC.
            As pessoas não param de se queixar, dizem que o país está mal (que realmente está) e culpam o primeiro-ministro, Ups, José Sócrates de ser o responsável pelo estado em que se encontra Portugal. Será que é ele o responsável? Eu diria que talvez não tivesse tanta culpa como muitas pessoas dizem (atenção, não estou a defender José Sócrates, não gosto de políticos). O homem até se estava a portar bem, apostou muito na tecnologia, aumentou um pouco os ordenados mínimos … mas depois apareceu a crise Mundial e veio estragar tudo. Não foi Sócrates que trouxe a crise, porque a crise foi e é Mundial e não apenas portuguesa (Vemos o caso da Espanha que antes da crise era dos países da Europa com melhores ofertas de emprego e vemos como está agora, também o caso da Grécia …). É claro que esta crise foi uma oportunidade única, uma prenda mandada pelos Deuses para os partidos da oposição para culpar Sócrates como o responsável do estado de Portugal. Esses partidos começam a convencer o povo de que Sócrates é realmente o culpado e o povo acredita, claro, e acredita porquê? Porque falam bem, usam a retórica. “Ai que aquele homem fala mesmo bem, nas próxima eleições vou votar nele ” e vota num partido que sem sabe qual é o seu programa.
            Como já sabem e como já afirmei neste texto, Sócrates demitiu-se por os outros partidos não aceitarem as medidas do PEC e o engraçado é que o partido que afirmava mais que os impostos não podiam ser aumentados era o PSD, mas na quinta feira (um dia depois de Sócrates ter-se demitido) o PSD afirmou que as pessoas iam ter que “apertar” mais um pouco porque talvez fosse necessário aumentar os impostos, que irónico, Passos Coelho estava só à espera que Sócrates se demitisse porque na verdade ele sabia que os impostos iam ser aumentados de qualquer maneira e disse ainda que se fosse necessário de aumentar algo aumentava o IVA. Não haja dúvida que é melhor aumentar o IVA (aumento que é para todas as pessoas, ricos e pobres) do que retirar um pouco de dinheiro aquelas pessoas que recebem um reforma superior a 1500€. Será que foi melhor não aceitar o PEC? Por um lado acho que não. Será que Portugal vai mudar? Isso claro que vai, mas é para pior.
            Portugal é uma país riquíssimo que não contém qualquer divida externa e pode gastar não sei quantos mil ou milhões de euros para fazer novas eleições. Quer dizer, Portugal anda com a corda no Pescoço e andam aqueles políticos de gravatinha e fatinho a brincar com a gente, e andam a brincar com a gente porquê? Porque no final do mês entra o mesmo dinheiro nas suas contas, porque se ganhassem o mínimo ordenado como ganham milhares de pessoas não faziam isso, resumindo eles fazem o que querem dos portugueses, o país é deles.

4 comentários:

  1. Infelizmente é verdade, todo o povo português culpa o Socrates mas ele tambem foi apanhado no meio da crise como nós.
    E em relação ao Renault 5, o comunista Jerónimo de Sousa anda num Renault Clio dos velhinhos xb.

    ResponderEliminar
  2. ahahaha, pois Silvia o problema é que vemos poucos como o Jerónimo, quantos políticos há em Portugal? muitos, e normalmente um carro deles nunca custa menos de 90 mil€,mas não é só os politicos conhecidos porque muitos presidentes das juntas de freguesias recebem o dinhero da Câmara e apostam onde? na freguesia? Pois pois, apostam é nas suas contas para comprarem casas e carros.
    Gostava mesmo muito de ver o Passos Coelho a andar num Renault 5, mas achas que isso vai acontecer? claro que não, ele é muito "chique" para andar numa coisa dessas.

    ResponderEliminar
  3. Ahah muito ''chique'' xD
    Infelizmente ainda existe muita corrupcção neste pais do nada, são contas e mais contas recheadas com o pouco dinheiro dos portugueses --'

    ResponderEliminar
  4. Tens toda a razão, andam as pessoas a trabalharem para eles.

    ResponderEliminar