terça-feira, 22 de março de 2011

O que faz falta é acordar a malta!


Antes de mais, uma óptima terça-feira. Eu sou a Mariana Pereira e tenho 15 anos. Vivi metade da minha vida numa aldeia de Barcelos, e agora vivo no centro desta grande e esplendorosa área metropolitana, que é Barcelos. Ironias à parte, se é que é possível, falarei mais um pouco de mim. Frequento o Curso de Línguas e Humanidades, e o meu objectivo é fazer carreira no Direito. Sou bastante inconformada, sou irónica, não sei ficar calada e não dispenso dar a minha opinião por nada. Adoro o Porto - tanto a cidade como o clube-, adoro fotografia, adoro ler e detesto desporto. Podia dizer que escolhi a terça-feira porque é o dia após o mau-humor causado pela segunda-feira, podia dizer que é porque é o meu dia preferido, podia dizer que é porque é o dia em que tenho menos aulas (que, de todo, não o é), mas, na verdade, fiquei com a Terça-feira porque foi o dia que sobrou. No entanto, espero que alguém entenda que a terça-feira é um óptimo dia para ler e para dar a sua opinião sobre o mundo.


No meu primeiro post vou optar por reflectir sobre uma característica deste nosso povo que muito me desilude: o conformismo.
O nosso país, e penso que toda a gente já se apercebeu, está pelas ruas da amargura. Os nossos políticos empurram a batata quente de bancada em bancada. A culpa nunca é deles, é sempre do partido da oposição/governo, dependendo de quem fala.
A questão é: como é que um povo que tanto se orgulha de ter conseguido depor o Estado Novo e instaurar a democracia, através da Revolta dos Cravos, se deixou cair, assim, e para esta queda arrastou não só o espírito inconformista, mas também os valores que foram instaurados num dos momentos históricos que mais nos orgulha(?).
Não digo que as pessoas concordem com o que se está a fazer ao país, mas não se revoltam, não fazem barulho. Ficam-se por um lamento seco e vazia, um “Isto assim não vai lá…”, um “Parece impossível…”, ou então soltam um orgulhoso “A culpa foi de quem os pôs lá!”. Fiquem sabendo, aqueles que dizem isto, que não ia mudar nada estar à frente do Governo outro(s) partido(s), a classe política portuguesa é tão pobre em valores e seriedade que volta e meia estaríamos numa situação de crise.
Precisamos é que o povo se levante do sofá e venha para a rua gritar. Precisamos de uma nova revolução, que desta vez seja respeitada por quem vem a seguir, precisamos de mostrar ao mundo que não estamos de acordo com eles, que precisamos d ajuda (talvez externa) para levantarmos este país que se deixou cair nas mãos dos piratas políticos e que dele extraíram todo e qualquer tesouro.
A grande riqueza que o 25 de Abril nos trouxe e que sobreviveu ao passar do tempo é a de não ficarmos calados, é a de podermos dar a nossa opinião, coisa que fazemos também neste blog.
O Portugal de hoje está cada vez mais semelhante ao de há um século e meio atrás quando o rei D. Carlos afirmou “isto é um país de bananas governado por sacanas”.
E não é mesmo?
Até Terça, minha gente!

8 comentários:

  1. Realmente o povo precisa de se manifestar e dizer que não está de acordo com os políticos, mas sabes como é o "tipico português", ou seja é estar quietinho, sentado no "sofá" com tu dizes, à espera que tudo caia do céu.
    Até Terça.

    ResponderEliminar
  2. Sabemos muito bem que o país está dividido em dois grandes partidos. O que acho parvo porque os outros de minoria não têm qualquer influência na politica. Mas sinceramente quem se lamenta da crise e diz que a culpa é do Sócrates só olha para o umbigo dele. Pois o 1º ministro está a fazer tudo para tirar portugal da crise. Não está a conseguir devido a quê ? Devido á população não se colocar no lugar dele e passar por mau da fita. Sacrificios são para todos minha gente. E quem está mal olha (a)

    ResponderEliminar
  3. Se bem que eu acho que o 1º ministro, antes de tomar as decisões, também se devia colocar um pouco mais na posição dos mais pobres. Porque apesar de tudo, e como dizia na capa da revista, ele continua a viver com luxos a que maior parte da sociedade não tem acesso facilitado.

    ResponderEliminar
  4. Com muito gosto :f

    Mas sinceramente ele não pode agradar a todos e o que ele está a fazer duvido muito que algum faça melhor do que ele. O problema da população estar descontente é o facto de não perceber que portugal está como está não é culpa dele, mas sim dos governos anteriores. Resumidamente portugal tem de aumentar a riqueza e com a população a reivindicar não vamos lá (a)

    ResponderEliminar
  5. Olha sílvia, hoje deves estar um pouco triste, o teu "amigo" saiu pela porta das traseiras :o
    sim, a culpa nunca será de um só governo, tudo o que fizeram antes tem e terá consequências no futuro.
    a questão é que talvez este governo não tenha agido da maneira mais correcta com as pessoas.
    no entanto, estamos a discutir o sexo dos anjos, nunca haverá certezas de nada, começa hoje uma nova etapa, e que seja melhor do que a anterior @

    ResponderEliminar
  6. A ver vamos se será melhor do que o anterior (a)

    ResponderEliminar
  7. tenho grandes dúvidas, na essência é mais do mesmo -.-

    ResponderEliminar